15 JUN 2020
Prata Riverside Village cede espaços para produção artística

Protocolo estabelecido entre a VIC Properties e a Plataforma P’la Arte
visa defender e promover a cultura do País

Lisboa, 15 de Junho de 2020. A VIC Properties S.A. (“VIC Properties”) acaba de estabelecer um protocolo com a Plataforma P’la Arte, que visa a cedência gratuita de instalações do Prata Riverside Village, o único projecto que o arquitecto Renzo Piano assinou em Portugal, a artistas que perante a situação extrema provocada pela pandemia depararam-se sem espaço de trabalho e, consequentemente, sem conseguirem desenvolver a sua produção artística.

Válido por um período de um ano, esta parceria pro bono com a P’la Arte (plataforma que visa potenciar o lugar da arte em todas as vertentes da sociedade portuguesa) pressupõe a transformação de dois espaços comerciais, situados na zona térrea de um dos edifícios do Prata Riverside Village, em residências temporárias de artistas visuais e criadores.

Desta forma, e desde o dia 11 de junho, artistas como Valentim Quaresma, Ana Fonseca, Sofia Castro e Cecília Costa encontraram no Prata Riverside Village a sua nova casa

Este protocolo pretende ainda promover iniciativas de natureza cultural, nomeadamente exposições, eventos, conversas e conferências, propostas adequadas aos espaços cedidos e que ofereçam aos cidadãos a oportunidade de um contacto mais próximo com a arte e os artistas.

Pela sua localização ímpar, construindo de raiz uma “pequena vila à beira rio” na continuação natural do Parque das Nações, coroada pelo Jardim Ribeirinho Oriente e por uma ligação privilegiada com o Tejo, o Prata Riverside Village será certamente uma fonte de inspiração para os artistas residentes destes espaços, quer pela sua localização, quer pelo projecto em si, obra de um dos mais consagrados nomes da arquitetura mundial, e vencedor do premio Pritzker 1998.

“É com enorme satisfação que estabelecemos este protocolo com a Plataforma P’la Arte, prestando o apoio possível no sentido de minimizar o tremendo impacto negativo, a nível criativo e económico, que esta pandemia está a causar no meio artístico”

Refere Luís Gamboa, COO da VIC Properties. “Esta parceria vem reforçar os princípios e valores da VIC Properties, que defende a aposta na arte e na cultura, e do Prata Riverside Village, um projecto desenhado para uma comunidade viva e aberta, em que a cultura e a arte contemporânea são elementos essenciais, requalificando e dando nova vida a uma zona da cidade que durante décadas esteve abandonada”.

Para Carlos Moura-Carvalho, um dos Fundadores da recém criada Plataforma P’la Arte,

“Este protocolo pioneiro concretiza um dos elementos que consideramos essencial para que a arte tenha o lugar que merece em todas as vertentes da sociedade portuguesa, a aproximação dos artistas e do seu processo criativo às empresas e ao público. Objetivo que pretendemos potenciar através da reflexão e partilha de temas contemporâneos, estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, produção de conteúdos, promoção de conversas, debates, exposições, residências artísticas e laboratórios criativos”.

Assim, a “cedência destes espaços num projeto de prestígio, de um grande arquitecto e com uma localização ímpar, permite desenvolver espaços de criação para artistas, abertos a clientes e colaboradores, promovendo a partilha de ideias com os artistas residentes sobre os trabalhos em curso, entre muitas outras oportunidades”, acrescenta Carlos Moura-Carvalho. “Este nosso projeto pretende aproximar a arte das empresas, prestigiar as instituições e dar visibilidade a Lisboa numa acção pioneira em tempos de crise. Houve muitos e muitos artistas que perderam nos últimos meses um local para poderem criar. É urgente encontrar soluções. Outras parcerias estão já em negociação. Estamos seguros de que a Arte nos vai ajudar a ultrapassar os tempos que se avizinham”, conclui Carlos Moura-Carvalho.